ter, 30 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

OAB/RS se posiciona contra tributação de lucros e dividendos e defende isenção no Imposto de Renda

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), juntamente com o Fórum dos Conselhos e Profissões Regulamentadas do Estado, divulgou nota oficial manifestando-se contrária aos Projetos de Lei nº 1.087/2025 e nº 1.952/2019, que preveem a tributação de lucros, resultados e dividendos.

Segundo as entidades, a medida representa um aumento inaceitável da carga tributária e pode gerar impactos negativos sobre a advocacia, prestadores de serviços, pessoas jurídicas e, de forma mais ampla, sobre a sociedade. “A eventual aprovação dessas propostas acarretará repasse de custos e consequente encarecimento de produtos e serviços, configurando um prejuízo generalizado à população brasileira”, destaca o documento.

A nota lembra que diversos setores da economia já foram recentemente impactados pela reforma tributária aprovada há poucos meses e que não suportariam novo aumento de impostos. Por essa razão, as entidades apoiam a emenda que propõe a exclusão dos profissionais liberais da nova tributação.

Por outro lado, a OAB/RS e o Fórum dos Conselhos manifestaram apoio a pontos específicos dos projetos que tratam da correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e da isenção para rendimentos de até R$ 5 mil mensais, considerados avanços justos e necessários. No entanto, reforçaram que tais medidas não podem ser usadas como contrapartida para onerar novamente as pessoas jurídicas.

“A OAB/RS e o Fórum reafirmam seu compromisso histórico de defesa da sociedade e seguirão mobilizados para que não prospere qualquer tentativa de aumento injustificado da carga tributária – sem prejuízo às propostas de isenção do imposto de renda de até R$ 5 mil”, conclui a nota oficial.

COMUNICADO A RESPEITO DO PL DA ANISTIA ÀS VÍTIMAS DO 08 DE JANEIRO

A Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (ASFAV), que representa cerca de 600 famílias de pessoas presas e perseguidas em decorrência dos acontecimentos do dia 8 de janeiro, vem a público reafirmar seu compromisso na defesa da anistia ampla, geral e irrestrita. Desde o início, denunciamos as graves ilegalidades que marcaram esses processos: prisões em massa, sem

TCE-RS promove webinário sobre papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública

  O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) realizará, no dia 6 de outubro, às 14h, o webinário “Segurança Pública Municipal: Compreendendo o seu Novo Papel no SUSP”. O encontro é voltado a gestores, servidores municipais e demais interessados na área de segurança pública. O evento tem como objetivo orientar sobre as responsabilidades crescentes dos